sábado, 30 de julho de 2011

COMUNICADO 2º DIRES

Pesoal da 2ª DIRES, NO PROXIMO DIA 2/08  TERÇA FEIRA , ESTAMOS CONVIDAMOS TODOS OS TEC. EM ENFERMAGEM CLASSIFICADOS DIRES  PARA PARTICIPAREM DE UMA REUNIÃO NA BIBLIOTECA MUNICIPAL AS 19:30, ASSUNTO DE MUITA IMPORTANCIA


Anselmo

quinta-feira, 28 de julho de 2011

EXEMPLO A SER SEGUIDO NA BAHIA

Justiça manda Wilson Martins nomear duas fisioterapeutas


Duas candidatas aprovadas no último concurso da Secretaria Estadual de Saúde conseguiram uma decisão na Justiça do Piauí obrigando o governador Wilson Martins efetivar suas nomeações no Hospital Chagas Rodrigues, de Piripiri.
Jeany Cristina do Nascimento Melo e Brunna Memória Martins tinham sido aprovadas em 4º e 5º lugar, respectivamente, no cargo de Fisioterapeuta. Elas conseguiram comprovar que, durante a validade do concurso, o Governo do Estado contratou pessoas que não eram concursadas. Dos quatro fisioterapeutas do hospital, apenas um tinha sido aprovado. 
O governador Wilson Martins já cumpriu a decisão judicial.
fonte:180graus

terça-feira, 26 de julho de 2011

EXEMPLO DE AÇÃO COM ÊXITO.

STJ GARANTE NOMEAÇÃO DE CONCURSADA


A candidata entrou na Justiça do Rio de Janeiro alegando que, apesar de ter ficado em terceiro lugar no concurso público, foi preterida pela administração, que contratou, em caráter temporário e excepcional, profissionais médicos para a prestação de serviço no Hospital Universitário Antônio Pedro – entre eles um oftalmologista.

Segundo a defesa da candidata, a contratação precária de servidores temporários dentro do prazo de validade do concurso transforma a mera expectativa de direito à nomeação em direito líquido e certo, pois comprova a existência de vagas e o interesse público no seu preenchimento.


O Tribunal Regional Federal da 2a. Região (TRF2) não reconheceu o direito, afirmando que a candidata não foi preterida. “A contratação temporária de médico oftalmologista, levada a efeito pela administração por meio de processo seletivo simplificado (Lei 8.745/93), realizado dentro do prazo de validade do certame anterior, não gera preterição, a qual só ocorreria se tal medida tivesse sido adotada em uma circunstância distinta, em que se constatasse a existência de cargo público de provimento efetivo vago”, afirmou o TRF2.

Ao examinar recurso especial da candidata, o relator, ministro Napoleão Maia Filho, reconheceu que ela tem razão em sua pretensão de ser nomeada. Segundo o ministro, a habilitação em concurso não cria, para o aprovado, o imediato direito à nomeação, mas somente uma expectativa de direito. “Por outro lado, caso haja omissão ou recusa na nomeação de candidato devidamente aprovado em concurso público, cujo prazo ainda não expirou, e se ficar comprovada nos autos a necessidade da administração em preencher vagas existentes, este passa a ter direito subjetivo a ser nomeado”, ressaltou.

O relator deu provimento ao recurso em decisão monocrática. A universidade entrou com agravo regimental contra a decisão, mas, como já existe entendimento pacífico sobre o assunto no STJ, a Quinta Turma manteve a posição do ministro. “A manutenção de contratos temporários para suprir a demanda por médicos oftalmologistas demonstra a necessidade premente de pessoal para o desempenho da atividade, revelando flagrante preterição daqueles que, aprovados em concurso ainda válido, estariam aptos a ocupar o cargo – circunstância que, a teor da jurisprudência desta Corte Superior, faz surgir o direito subjetivo do candidato à nomeação”, concluiu o ministro.


Informações do site do STJ.
Fonte: Pimenta

domingo, 24 de julho de 2011

GOVERNO DO ESTADO E SESAB NÃO CUMPREM CLÁUSULAS DE ACORDO COM ORGANIZAÇÃO PAN AMERICANA DE SAÚDE




Glossário das Ações Estratégicas do 
Plano Estadual de Saúde (2008 – 2011)
Secretaria da Saúde do Estado da Bahia - SESAB 


click na imagem para ampliar

Instituições de Saúde do Estado da Bahia, continuam com mais de 70% de servidores contratados, um fato lamentável, um descaso com a moralidade, um crime contra a população Baiana. 
O Reinado da Bahia é levado a mão de ferro, e apenas aqueles que tem o poder de "curar" são vistos e os que cuidam onde ficam?    
Será a saúde dividida entre saúde médica e saúde dos demais? 
Será o Médico o único ser importante para Saúde? 
Será que Pitágoras "580 ac" atuo sozinho?

Na Bahia todos os profissionais NÃO-MÉDICOS esperam por uma ação do governo, sabemos que a convocação destes profissionais ira diminuir as mortes nos hospitais por falta de assistência, entre outras causas que acontecem todos os dias devido a precariedade de profissionais.

Agora nós perguntamos, de que lado esta a justiça?


    

COISAS DA BAHIA.

Pacientes em estado grave ficam sem atendimento no Hospital Regional em Ilhéus

Pacientes do Hospital Geral Luiz Viana Filho, em Ilhéus, denunciam a falta de médico na unidade e se queixam que portadores de doenças graves não estão sendo atendidas. “Para quem está com dor esperar duas horas é muito tempo”, diz uma paciente na recepção, enquanto aguarda atendimento.
O jovem Sandro nem conseguia ficar de pé, esperava agachado no saguão de espera por conta da dor no estômago. “Só quero medir a pressão e pronto”, afirma. Um encanador quebrou o pé e recebeu os primeiros cuidados no posto de saúde do bairro Teotônio Vilela. Também no saguão de espera, se queixa da demora no atendimento. “Eu estou aqui há mais de três horas de relógio, a ficha está pronta, mas disseram que não tem cirurgião”, conta.
Segundo o diretor médico Jorge Avelar, a unidade hospitalar tem um pouco mais de cem profissionais na enfermaria, UTI (Unidade de Tratamento Intensivo) e pronto socorro. O número, de acordo com ele, é suficiente para atender a demanda, mas está desfalcado. “Está faltando médico por vários motivos, alguns por doença, outros porque ainda não foram nomeados do concurso público, outros, porque realmente faltam, não sei por qual motivo”, diz.
Ele informa ainda que a situação já foi comunicada à Secretaria Estadual de Saúde, que irá providenciar uma solução.
BLOG GUARDA EMBAIXO

domingo, 17 de julho de 2011

SESAB CONVOCA MAIS MÉDICOS DA 1º DIRES

EDITAL DE CONVOCAÇÃO

O SECRETÁRIO DA ADMINISTRAÇÃO E O SECRETÁRIO DA SAÚDE DO ESTADO DA BAHIA, no uso das suas atribuições, em cumprimento à sentença judicial proferida pela Doutora Lisbete Maria Teixeira Almeida Cezar Santos, M.M. Juíza de Direito da 7ª Vara da Fazenda Pública da Capital do Estado da Bahia, nos autos da Ação Civil Pública n° 0131844-46.2009.805.0001 (16222/09), promovida pelo Ministério Público Estadual, e ao disposto nos Capítulos IX e X, do Edital de Abertura das Inscrições - SAEB/02/2008, publicado no DOE de 28/11/2008, e republicado no DOE de 14/01/2009, RESOLVEM: convocar os candidatos sub judice pertencentes ao Grupo Ocupacional Serviços Públicos de Saúde, do Quadro de Pessoal da Secretaria da Saúde: MÉDICO, abaixo nominados por cargo/área de atuação e/ou especialidade e DIRES, a comparecerem no local, data e horários, definidos conforme cronograma abaixo, munidos dos seguintes documentos em original e fotocópia:
- Diploma de Conclusão do Curso, relacionado ao cargo/área de atuação e/ou especialidade com pré-requisito/escolaridade de nível superior expedido por Instituição de Ensino reconhecida pelo Ministério da Educação – MEC e devidamente registrado. Para os cargos de Médico é obrigatória, também, a apresentação da especialização na área para a qual concorreu;
- Títulos obtidos no exterior revalidados no Brasil, se for o caso;
- Comprovante de registro no Conselho de Classe da sua categoria profissional;
- Declaração, de próprio punho, que não exerce outro cargo/área de atuação e/ou especialidade, função ou emprego na Administração Federal, Estadual/Distrital e Municipal, salvo os acumuláveis previstos no artigo 37, inciso XVI, alíneas a,b,c da Constituição Federal/1988;
- Cédula de identidade;
- C.P.F.;
- 01 (uma) foto 3x4 colorida;
- Histórico Escolar correspondente ao nível superior;
- Título de eleitor e último comprovante de votação;
- Nº do PIS/PASEP;
- Carteira de Trabalho;
- Certidão de casamento ou divórcio;
- Certidão de nascimento de filho (s) menores de 18 (dezoito) anos;
- Comprovante de residência;
- Certificado de reservista, se do sexo masculino;
- Declaração de bens;
- Número de conta corrente no Banco do Brasil;
- Certidão de antecedentes criminais, das Secretarias da Segurança Pública dos Estados em que o candidato houver residido nos últimos 5 (cinco) anos.

MANOEL VITÓRIO DA SILVA FILHO                       JORGE JOSÉ SANTOS PEREIRA SOLLA
Secretário da Administração                                    Secretário da Saúde

DIRES: 01 - SALVADOR                   

Local: Secretaria de Saúde do Estado da Bahia, situada na 4ª Avenida, nº. 400, Lado B, Sala 03, CPM - Térreo, Centro Administrativo da Bahia/CAB, Salvador-Bahia.

Data: 21/07/2011 (quinta-feira)


133501 GEORGE DEPRA FERRARI                      17
121188 PAULINO TELES EVANGELISTA SEGUNDO         18
105333 ALBERTO SOARES LIMA JUNIOR                19
112198 EDUARDO AUGUSTO OLIVEIRA FARIAS           20
119824 JANINE MAGALHAES GARCIA DE OLIVEIRA       21
113462 MAURICIO PINTO DE SOUZA                   22
119834 CARLOS EDUARDO CERQUEIRA ROLIM            23
113476 RODOLFO CARVALHO SANTANA                  24
119640 LIANE VANESSA ZACHARIADES SANTOS GOES     25
116714 ADALBERTO MASSAKI IKEGAMI                 26
127505 BARBARA CRISTINA SANTOS FREITAS           27
126695 ANDRE GOMES DE OLIVEIRA                   28
119738 ANA CRISTINA TEIXEIRA VEIGA               29
 88101 RICARDO AZEVEDO CRUZ D OLIVEIRA           30
132153 AMANDA FERNANDES CARDOSO                  31
110195 CESAR ANTONIO RODRIGUEZ MARTINS           32
113845 FERNANDA FRAZAO SERRA                     33
134010 LEONARDO REDIG LISBOA DE AZEVEDO          34
107589 LETICIA BULHOES GUIMARAES                 35
132444 ALFREDO GASTAO DE VILLEMOR AMARAL NETO          36

CHAMARAM: TODOS OS 36 (Candidato(s) habilitado(s) neste cargo)

Fonte: Diário Oficial da Bahia.

GOVERNO JÁ TINHA CONVOCADO PORÉM PULOU A CLASSIFICAÇÃO.

O GOVERNADOR DO ESTADO DA BAHIA, no uso de suas atribuições, e à vista do constante na sentença proferida pelo Juízo de Direito da 7ª Vara da Fazenda Pública da Comarca de Salvador, nos autos da Ação Civil Pública nº 0131844-46.2009.805.0001 (16222/09) e da orientação da Procuradoria Geral do Estado nos autos do Processo nº 0200100420545,

R E S O L V E

nomear, em caráter precário, a candidata pertencente ao Grupo Ocupacional de Serviços Públicos de Saúde, do Quadro de Pessoal da Secretaria da Saúde: ENFERMEIRO, abaixo nominada por cargo/área de atuação e/ou especialidade e DIRES, habilitada em concurso público, homologado através da Portaria/SAEB/SESAB nº 18, de 16/09/09, publicada no D.O.E. de17.09.09, em conformidade com o disposto no Capítulo II, item 3, do Edital de Abertura de Inscrições SAEB/02/2008:

Dires02 - FEIRA DE SANTANA

Cargo: 00069  -  ENFERMEIRO

INSC       NOME                                                                      DOCUMENTO         N.FINAL   CLAS.
116093    SAYONARA DOURADO CASAES ARAÚJO       00000646195166          75.17          3

PALÁCIO DO GOVERNO DO ESTADO DA BAHIA, em 15 de julho de 2011.

JAQUES WAGNER
Governador

sábado, 16 de julho de 2011

CRISE NA SAÚDE EM FEIRA DE SANTANA


É O REFLEXO DA SAÚDE EM TODO ESTADO.

Crise se agrava e Hospital Clériston Andrade chega a suspender atendimento por excesso de pacientes

O Centro Cirúrgico estava com 09 salas bloqueadas com pacientes nos leitos enquanto mais de uma dezena pessoas aguardavam no corredor. 
15/07/2011 06:54

A crise no setor de saúde na cidade de Feira de Santana se agravou ontem (14), com um aumento considerado absurdo de pacientes em unidades de saúde do município como as policlínicas e principalmente no Hospital Geral Clériston Andrade. Sem ter como atender a demanda os médicos de plantão tiveram que suspender o atendimento momentaneamente e apenas pacientes com risco de morte eram priorizados no pronto socorro.

A equipe do Acorda Cidade esteve na Clínica Médica, no Centro Cirúrgico, nos dois consultórios do pronto socorro e na sala de estabilização (APC). A situação no final da tarde era mesmo muito grave. Os pacientes não reclamaram da medicação nem da falta de atenção dos profissionais de plantão, mas  problema era o desconforto de  ficar o tempo todo em macas nos corredores do pronto socorro porque não haviam leitos para internamentos.

A dona de casa Neuma das Virgens que mora na cidade de Conceição da Feira estava numa maca em um corredor do pronto socorro. Com trombose em uma das pernas, ela reclamou que o hospital estava realmente com muitos pacientes e que  aguardava ansiosa por um leito mais digno.
Numa maca baixa um paciente que sofre de problemas cardíacos e renais tinha acabado de ser medicado. Ele se disse está satisfeito por ter conseguido entrar no pronto-socorro para ser atendido. Mas também reclamou da situação. " Estou aqui praticamente no chão até surgir uma oportunidade de um leito para ser melhor atendido. Mas quero dizer que fui bem medicado", afirmou.
Muito atenciosa e mostrando-se compromissada com o atendimento ao público a jovem médica, Wuilma Ribeiro de Moreira, parou um pouco para atender nossa reportagem. Ela explicou que não houve exatamente uma suspensão ou restrição ao atendimento. " A demanda vem crescendo gradativamente e hoje (ontem), a gente teve uma demanda maior do que nas últimas 48 horas", afirmou.

A médica disse ainda que o Centro Cirúrgico estava com 09 salas bloqueadas com pacientes nos leitos precisando sair e não conseguiam porque mais de uma dezena de outros aguardavam no corredor. Wuilma Moreira negou que tivesse havido negação de atendimento a pacientes. Mas confirmou que realmente o hospital estava super lotado em decorrência da demanda crescente.
Com um total de 194 leitos o Hospital Geral Clériston Andrade atende Feira de Santana e mais 127 municípios. Essa situação " asfixia" as unidades de saúde como as policlínicas da Prefeitura e o  hospital por ser o maior da região  é diretamente prejudicado pela grande demanda de pessoas.
Policlínicas
A diretora de Gestão da Rede Própria da Secretaria Municipal de Saúde Gilberte Lucas  confirmou que as policlínicas também estão com um número grande de atendimento. " Estamos atendendo cerca de 250 pacientes por dia de Feira de Santana e de outros municípios da região. Isso complica o HGCA que recebe pacientes como referência", afirmou.
Ela explicou que quando um paciente é estabilizado numa policlínica e seu estado de saúde é grave ele é levado para o Clériston Andrade por ser uma unidade de alta complexidade.
"Depois da estabilização o paciente só pode ficar na policlínica até 24h. É feita uma ficha de referência e outra de contra-referência para que esse paciente possa ser transferido para o hospital", afirmou Gilbert.
Situação grave

A situação no HGCA é muito grave. Além das condições de acomodação precárias, a super demanda de pacientes atrapalha até o atendimento nos dois consultórios do pronto socorro. Os médicos clínicos acabam ficando sem as macas para fazer a primeira avaliação dos pacientes.
A nossa equipe de reportagem observou que apenas em um desses consultórios havia uma maca que acabara de chegar porque  estava ocupada por paciente no corredor do hospital. Na clínica cirúrgica havia tantos pacientes que até a porta de entrada da residência médica estava tomada pela metade por uma maca.

quinta-feira, 14 de julho de 2011

EMERGÊNCIA DO HOSPITAL CLÉRISTON ANDRADE PODE FECHAR

Os médicos que atuam no Hospital Geral Clériston Andrade ameaçam fechar a emergência do hospital.
A informação consta em uma carta da equipe de Emergência Clínica e Cirúrgica da unidade enviada à Diretoria  Geral nesta quarta-feira (14).
O ACORDA CIDADE  teve acesso com exclusividade a uma cópia da correspondência  que conta com as assinaturas de diversos médicos.
Eles alegam que a emergência está superlotada e impossibilitada mais uma vez de receber novos pacientes  oriundos de outros hospitais,  salvo se houver risco de vida.
“Sugerimos a diretoria Geral que seja fechada/bloqueada a entrada de novos pacientes até a estabilização do quadro critico, pois já estamos sem condições de dar suporte a todos os pacientes clínicos e cirúrgicos que aqui se encontram”, diz  a carta.

Os médicos solicitam também a ampliação de espaço físico, aumento do número de profissionais na assistência da emergência e ampliação do número de aparelhos de suporte para pacientes graves, além de ampliação  do número de leitos em enfermarias e unidades de tratamento intensivo e semi-intensivo.

FONTE acorda cidade.

sábado, 9 de julho de 2011

NOTA DE REPÚDIO E ESCLARECIMENTO

CAROS COLEGAS.

ESTE ESPAÇO FOI CRIADO COM A FINALIDADE ÚNICA DE UNIÃO E TROCA DE INFORMAÇÕES.
JÁ QUE O FÓRUM DE DISCUSSÃO DO GRUPO A TARDE CONSTANTEMENTE FICAVA FORA DO AR.
QUANDO DECIDIMOS CRIAR O BLOG ERA PARA NÃO PERDERMOS O CONTATO E NÃO DEIXAR APAGAR A NOSSA VONTADE DE JUSTIÇA.

ASSIM PODEMOS NOS ORGANIZAR, TROCAR INFORMAÇÕES, ESTABELECER METAS E VER OS IDEAIS DE TODOS.

JAMAIS SEREMOS OMISSO E IRRESPONSAVEIS, TODAS AS INFORMAÇÕES AQUI PRESTADAS SÃO APURADAS.

A CAIXA BOX SERVE PARA QUE DE MANEIRA RESPONSÁVEL NÓS SAIBAMOS DOS FATOS DE MANEIRA MAIS RÁPIDA.

O BLOG problemaconcursosesab  

REPUDIA QUALQUER FORMA DE AGRESSÃO OU CITAÇÃO DE NOMES DE COLEGAS COLABORADORES.
ENTENDEMOS QUE CADA UM COLABORA DA MELHOR FORMA, NÃO ACEITAMOS QUE O ESPAÇO SEJA USADO PARA CAUSAR CONSTRANGIMENTO OU MAL ESTAR ENTRE NÓS, ELE SERVE APENAS PARA AMENIZAR NOSSA ANGUSTIA E ANSIEDADE ALÉM DE MANTER FORTE A NOSSA UNIÃO.

DESDE JÁ AGRADEÇO

RAFAEL SANTOS

segunda-feira, 4 de julho de 2011

E-MAIL RECEBIDO E POSTADO

POSTAGENS NA CAIXA BOX
Vi duas postagens falando sobre a sobrecarga de trabalho nas emergências para os Técnicos e Enfermeiros, no período de festas e conversando com um amigo da imprensa ele sugeriu que nós poderíamos entrar no hospital com uma câmera escondida gravar um vídeo com as cenas de abandono de pacientes nos corredores e a superlotação, além é claro do número de funcionários trabalhando.
Enviaremos para ele e será uma matéria muito boa para qualquer jornal.
E O GOVERNO QUE EXPLIQUE.....


Mauricio Trindade  1º Dires


OBS: Para não revelar o autor da matéria os vídeos poderão ser mandados para o e-mail do blog.
problemaconcursosesab@hotmail.com


  

PESSOAL DA 6º DIRES

ENTREGAR A DOCUMENTAÇÃO AO ADVOGADO ATÉ A PRÓXIMA SEGUNDA 11/07/2011.


INFORMAÇÕES (73)8809-3513 RAFAEL